O aquecimento global e as mudanças climáticas passaram a ser um importante problema no âmbito do “desenvolvimento sustentável”. Muitos governos estão tomando medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) através de políticas nacionais que incluem a introdução de programas de comércio de emissões, programas voluntários, impostos de carbono ou energia e regulamentos e padrões sobre eficiência energética e emissões. Como resultado, as empresas devem ser capazes de compreender e gerenciar seus riscos de GEE para garantir seu desempenho, em um ambiente de negócios competitivo e estarem preparadas para políticas climáticas nacionais ou regionais futuras.
Um inventário de GEE corporativo bem projetado e mantido pode servir vários objetivos de negócios, incluindo:
• Gerenciamento de riscos de GEE e identificação de oportunidades de redução;
• Relatórios públicos e participação em programas voluntários de GEE;
• Participar em programas de relatórios obrigatórios;
• Participação em mercados de GEE;
• Reconhecimento para uma ação voluntária precoce.
APRESENTAÇÃO DO CURSO LIVRE GEE - TREINAMENTO PARA INVENTÁRIOS DE GASES DE EFEITO ESTUFA
O curso fornece um panorama para empresas, organizações e consultores para preparar inventários de emissões de GEE. Abrange a contabilização, quantificação e comunicação dos seis gases com efeito de estufa abrangidos pelo Protocolo de Quioto - dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), hidrofluorocarbonetos (HFC), perfluorocarbonos (PFC) e hexafluoreto de enxofre (SF6). Os módulos do curso foram projetados com os seguintes objetivos:
• Ajudar as organizações e prestadores de serviços para preparar inventários de GEE que representem suas emissões, através do uso de abordagens e princípios padronizados;
• Simplificar e reduzir os custos de compilar os inventários de GEE;
• Fornecer às empresas e consultores informações que possam ser usadas para construir uma estratégia eficaz para gerenciar e reduzir as emissões de GEE;
• Fornecer informações que facilitem a participação em programas voluntários e obrigatórios de GEE;
• Aumentar a consistência e a transparência na contabilidade e relatórios de GEE entre várias empresas e programas de GEE;
Preparar as empresas para dar resposta às condicionantes dos processos de licenciamento ambiental e obtenção de créditos, no âmbito dos GEE.
Tanto as empresas como outras partes interessadas (ongs, universidades, agências governamentais, consultores e outros) se beneficiam na elaboração dos inventários e relatórios baseados em normas técnicas reconhecidas e aceitas internacionalmente, reduz os custos, aumenta a transparência e compreensão das informações relatadas, tornando mais fácil rastrear e comparar seu desempenho ao longo do tempo.
EMENTA DO CURSO LIVRE GEE - TREINAMENTO PARA INVENTÁRIOS DE GASES DE EFEITO ESTUFA
O curso livre GEE - Treinamento para Inventários de Gases de Efeito Estufa é composto por cinco módulos de conteúdo programático, quatro módulos conceituais e um módulo para aplicação prática/treinamento para a elaboração de um inventário de gases de efeito estufa com definição dos requisitos da norma técnica: limites organizacionais e geográficos, abordagem (controle operacional ou participação societária) e princípios para contabilização e elaboração do inventário: relevância, integralidade, consistência, transparência e exatidão.
No quinto módulo - primeiro bloco de exercícios - o (a) participante contará com um estudo de caso, especialmente preparado para o curso, em que foi aplicada a metodologia da norma técnica para elaboração de inventário de GEE, este documento tem o objetivo de consolidar os temas apresentados no curso. Ainda no primeiro bloco do quinto módulo o (a) participante será convidado (a) a elaborar um outro relatório de inventário de GEE motivado por uma reestruturação no empreendimento do estudo de caso que produzirá significativa alteração no seu quadro de emissões (todas as questões que a reestruturação afetará serão apresentadas para o (a) participante). Durante todo o curso e sobretudo para essa atividade de treinamento prático o (a) participante contará com o apoio do tutor que orientará eventuais dúvidas por meio da ferramenta “fórum do curso” em no máximo vinte e quatros horas (úteis) após a postagem da questão. No segundo bloco deste módulo existe a ferramenta de avaliação do aprendizado (mais detalhamento abaixo).
Curso corporativo, dirigido a municípios brasileiros, aqui chamados de instituições, que estão iniciando atividades de implementação e estruturação de processos sistemáticos e periódicos de elaboração de inventários de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE). A base de referência é a Norma ABNT NBR ISO 14064.
Duas metas foram estabelecidas para elaborar essa publicação:
Proporcionar elementos metodológicos para que o município possa iniciar a elaboração anual de seu Inventário de Emissões de GEE, cobrindo principalmente os principais emissores de GEE em processos de utilização de GLP e consumo de eletricidade; e
Introduzir, de forma didática e simplificada, para os funcionários do município, o arcabouço internacional e nacional de instituições, publicações, acordos, e metodologias associadas à elaboração do Inventário de Emissões de GEE.
- Professor: Alejandro Dorado
O Curso Livre Plano de Segurança da Água – PSA - Desenvolvimento e Implementação da Metodologia para Sistemas Urbanos e Rurais foi implementado pela equipe de técnicos responsáveis do Centro de Apoio à Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública (CEAP/FSP/USP) e o Instituto de Estudos Avançados em Gestão Ambiental (IEAGA) e visa o fornecimento e organização de informações e conceitos sobre a elaboração de PSA.
O produto servirá de apoio para o desenvolvimento e implementação da metodologia elaborada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aplicada nos sistemas de abastecimento de água urbanos e rurais.
O documento base da OMS* possibilitou o estabelecimento da metodologia dos Planos de Segurança da Água (PSA) que, basicamente, consiste em um instrumento de gestão integral para a produção de água tratada com a finalidade de identificar e estabelecer medidas de controle para as ameaças à qualidade da água em cada etapa do processo de produção e abastecimento.
Esta apostila de apoio ao curso PSA busca conceituar o tema e abordar os aspectos relevantes da relação entre a qualidade da água e a gestão do sistema de abastecimento. Foi elaborado para ser utilizado pelos interessados no conhecimento das etapas envolvidas para elaborar um PSA, com base nos conceitos e práticas da OMS.
Para a preparação deste material, o CEAP/IEAGA contaram com o apoio de técnicos dos serviços de saúde e de acadêmicos com larga experiência de trabalho em questões relacionadas com o conhecimento e a avaliação dos aspectos que envolvem a qualidade da água, desde a captação e os processos de controle e vigilância para o consumo humano e dos riscos de contaminação.
- Professor: Alejandro Dorado
Princípios do Equador
Criados em outubro de 2002 pela International Finance Corporation (IFC) e o ABN-Amro no encontro de discussão de experiências em projetos de investimento em mercados emergentes os Princípios do Equador (PE) são critérios de desempenho para a concessão de crédito sob o foco da análise de riscos socioambientais. Esses critérios asseguram que os projetos financiados pelas instituições que aderiram aos PE sejam desenvolvidos de forma social e ambientalmente responsáveis.
Em termos práticos os PE determinaram que todas as empresas interessadas na obtenção de recursos no mercado financeiro, para financiar seus projetos, incorporassem a gestão de risco socioambiental, proteção à biodiversidade e habitat naturais, adoção de mecanismos de prevenção e controle de poluição, proteção à saúde, proteção à diversidade cultural e étnica, adoção de sistemas de saúde e segurança ocupacional, avaliação de impactos socioeconômicos, inclusão de comunidades tradicionais, eficiência na produção, distribuição e consumo de recursos naturais (água e energia), combate à mão de obra infantil e escrava e respeito aos direitos humanos.
Apresentação do Curso Livre Princípios do Equador - Fundamentos e Prática
O curso livre Princípios do Equador - Fundamentos e Prática tem por objetivo fornecer ao (a) interessado (a) um panorama conceitual e apoio remoto do tutor do curso para o desenvolvimento de exercícios práticos que consiste na aplicação dos Princípios do Equador e dos Padrões de Desempenho da International Finance Corporation (IFC) em um estudo de impactos socioambientais realizado para o licenciamento ambiental de um empreendimento.
O curso foi planejado para a modalidade de educação a distância (EAD - on line) e classificado como curso livre pois necessita apenas das habilidades elementares de navegação pela web (fazer login, download de arquivos e postagem de comentários em fórum), também é desejado que o (a) interessado (a) conheça o processo de licenciamento ambiental de empreendimentos para que possa desenvolver a aplicação dos Princípios do Equador e dos Padrões de Desempenho da International Finance Corporation (IFC), tomando como base um estudo de caso de um empreendimento que, supostamente (somente para dar causa aos efeitos da fase prática do curso) pleiteia aporte de financiamento baseado nos Princípios de Equador. Como é comum acontecer neste tipo de operação nem sempre o estudo dos impactos socioambientais apresentados no documento base para o processo de licenciamento ambiental do empreendimento atende, completamente, às exigências dos Princípios do Equador, seu trabalho será apontar esses "gaps" (lacunas) das informações. Lembramos que você contará com o apoio do tutor (auditor internacional especialista em análise e gestão de riscos socioambientais) no fórum específico do curso para esclarecer eventuais dúvidas durante os quinze dias (corridos) de acesso em nosso portal educacional, estimamos demanda de quarenta horas para o desenvolvimento das atividades do curso que necessita da leitura de documentos (fundamentação conceitual dos PE e do estudo de caso que dá base ao desenvolvimento dos exercícios práticos).
O curso livre Princípios do Equador - Fundamentos e Prática conta com dez módulos de conteúdo programático (todos para download), no décimo primeiro e último módulo temos dois blocos de exercícios, no primeiro bloco (para download) existem dezoito exercícios práticos para o desenvolvimento e fixação do conhecimento. No segundo bloco de exercícios (somente on line) o (a) participante encontrará cinco questões de múltipla escolha para avaliar o conhecimento adquirido, caso necessário, este bloco de exercícios temporizado em dez minutos poderá ser repetido por até três vezes, o(s) resultado(s) da(s) tentativa(s) comporá(ão) uma média aritmética que será utilizada como base para emissão do certificado de participação, importante observar que a nota mínima para aprovação são setenta pontos em cem pontos possíveis (70/100). É aconselhado e importante deixar esse último bloco de exercícios (on line) para o período de finalização do curso, período em que estará familiarizado (a) com as questões das quais as respostas estão "ipsis litteris" no conteúdo programático do curso.
- Professor: Alejandro Dorado